16/01/201802h00O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, , apresentou nesta segunda (15) denúncia contra o deputado estadual (PSDB), sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso conhecido como “máfia da merenda”.
O escândalo veio à tona há dois anos, com a deflagração da , que detectou desvios em contratos da Secretaria de do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e em prefeituras. Capez, que também é procurador licenciado do Ministério Público paulista, presidiu a Assembleia Legislativa até o ano passado.
O dinheiro do Estado -R$ 1,11 milhão, o equivalente a 10% dos contratos- pagou despesas da campanha de 2014 do tucano, inclusive dívidas que ficaram pendentes até 2015, segundo a acusação.Editoria de Arte/Folhapress’MÁFIA DA MERENDA’ Entenda o esquema que motivou a denúncia apresentada pelo Ministério PúblicoAlém de Capez, foram denunciadas outras oito pessoas -dois ex-assessores de seu gabinete, dois integrantes da Secretaria de Educação e quatro homens ligados à Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), sediada em Bebedouro (SP), entre eles o lobista Marcel Ferreira Julio, que fechou acordo de delação premiada.
Devido ao foro especial de Capez, caberá ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça decidir se recebe a denúncia e abre ação penal contra ele, tornando-o réu.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: