Direito de imagemEPAImage caption O bilionário George Soros financia projetos de defesa de direitos humanos O empresário húngaro-americano George Soros é um dos mais renomados investidores e filantropos do mundo.

Ele ganhou sua fortuna por meio de especulação financeira, mas investiu bilhões de seu próprio dinheiro para bancar projetos de defesa dos direitos humanos e iniciativas de promoção de valores democráticos liberais ao redor do mundo.
Em anos recentes, essas iniciativas tornaram Soros, de 87 anos, um alvo de nacionalistas, populistas e militantes da direita. Muitos desses grupos o pintam como um hábil manipulador da democracia.

Astrônomos desvendam mistério da formação de dunas em PlutãoRicos de um lado, pobres do outro: fotos aéreas mostram desigualdades no mundoNo Brasil, Soros, que no passado era visto com desconfiança pela esquerda por sua atuação como especulador em moedas internacionais, também é criticado por ativistas de direita, que o acusam de ser “esquerdista” por financiar ONGs de defesa de direitos humanos, como os institutos Sou da Paz e Igarapé, e veículos de investigação jornalística, como a Agência Pública.
O Movimento Brasil Livre (MBL) recentemente fez várias críticas à Open Society, organização de filantropia de Soros.

Fonte: BBC