População do Havaí entra em pânico após alarme falso de míssil balístico

‘Ameaça de míssil balístico contra o Havaí. Procure abrigo imediatamente. Não é um teste’A população do Havaí, nos Estados Unidos, recebeu uma mensagem aterrorizante pelos celulares na manhã deste sábado (hora local). “AMEAÇA DE MÍSSIL BALÍSTICO CONTRA O HAVAÍ. PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE. NÃO É UM ENSAIO”, dizia o texto, com letras maiúsculas. Apenas 38 minutos de muito pânico depois, o alerta foi desmentido oficialmente. Autoridades acreditam que o erro aconteceu devido a uma falha humana, mas tentam determinar por que o equívoco demorou tanto para ser retificado.
A mensagem equivocada foi recebida, junto com um alerta sonoro, por vários residentes do paradisíaco arquipélago no Oceano Pacífico. Uma mensagem mais completa anexada ao alerta dizia: “O Comando do Pacífico dos EUA detectou uma ameaça de míssil para o Havaí. Um míssil pode atingir terra ou mar dentro de minutos. Mas logo depois, o Gabinete de Emergência do estado comunicou que não havia ameaça.
A deputada federal Tulsi Gabbard confirmou com as autoridades: “ISSO É UM FALSO ALARME. NÃO HÁ MÍSSIL VINDO. CONFIRMEI COM FUNCIONÁRIOS”, publicou a deputada por meio de sua conta no Twitter.
Segundo a imprensa local, houve princípio de pânico em lugares do estado, com relatos de moradores saindo rapidamente de casa.

Fonte: Extra Online

Comentários Facebook

FN