Por Ellen Francis e Jack Stubbs
BEIRUTE/MOSCOU (Reuters) – A Síria, Turquia e Rússia responderam veementemente nesta segunda-feira aos novos planos apoiados pelos Estados Unidos de estabelecer uma “força de fronteira” de 30 mil membros dentro da Síria para proteger território mantido pelos aliados de Washington, em maioria curdos.
O governo sírio prometeu expulsar a presença norte-americana do país. A Turquia, um aliado cada vez mais distante dos EUA dentro da Otan, acusou Washington de estabelecer um “exército do terror” na fronteira com a Turquia, e disse que irá tomar medidas para se proteger.
A Rússia, principal aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que os planos norte-americanos revelaram um complô para dividir a Síria.
Os Estados Unidos têm liderado uma coalizão internacional usando ataques aéreos e tropas das forças especiais para auxiliar combatentes em solo em confrontos contra militantes do Estado Islâmico na Síria desde 2014. Os EUA possuem cerca de 2 mil militares em solo na Síria.
A intervenção dos EUA aconteceu principalmente na periferia da guerra civil de quase sete anos que matou centenas de milhares de pessoas e expulsou mais de 11 milhões de suas casas.
O Estado Islâmico foi efetivamente derrotado no ano passado, mas Washington diz que suas tropas estão preparadas para ficar para garantir que o grupo militante islâmico não retorne, também citando a necessidade de progresso significativo em conversas de paz lideradas pela Organização das Nações Unidas.

Fonte: Extra Online

Marcações: