Drone salvou jovens Foto: Reprodução/TwitterUm drone resgatou banhistas em uma praia da Austrália, nesta quinta-feira, em uma operação considerada pioneira no desenvolvimento da tecnologia para salvamentos no mar. Dois jovens se viram em apuros diante de ondas de três metros, em Lennox Head, no sul da cidade de Brisbane, enquanto salva-vidas se preparavam para testar o equipamento, cujas funções haviam sido adaptadas para evitar afogamentos.

#RESCUE Lennox Head became the scene of a WORLD FIRST rescue on Thursday when the Westpac Little Ripper Lifesaver UAV successfully deployed a rescue pod to two men caught in powerful surf conditions!
📰� https://t.co/87flruSK0fpic.twitter.com/Jc2ynSrHhK— Surf Life Saving NSW (@slsnsw) January 18, 2018
A ideia era praticar a retirada de banhistas de situações de perigo até a areia. Mas o treino se tornou um real resgate quando um espectador notou que dois homens nadavam fora da área demarcada como segura, segundo um comunicado divulgado pelas autoridades locais. Eles tentavam manter a cabeça fora d’água em meio a fortes ondas.
Os salva-vidas então lançaram o drone, o posicionaram perto dos banhistas e jogaram sobre eles um bote inflável. A estrutura se expandiu e permitiu que a dupla nadasse até a costa.
“Nunca antes um drone equipado com um artigo inflável foi usado para resgatar banhistas assim”, destacou John Barilaro, um dos responsáveis pelo estado de New South Wales.

Fonte: Extra Online