Direito de imagemGetty ImagesImage caption Marcha do 1º de maio em Los Angeles em 2018; Estado tem crescimento econômico, mas desigualdade social permanece Estados Unidos, China, Japão, Alemanha… e Califórnia.

Se fosse um país, o Estado mais populoso dos Estados Unidos seria uma das cinco maiores economias do mundo.
A Califórnia acaba de recuperar esse posto, que ocupou a partir de 2002 e perdeu após a crise financeira de 2008, quando sua economia sofreu uma queda e o Estado chegou a flertar com a falência.

Como a Califórnia se recuperou?Extrema-direita e extrema-esquerda se beneficiam de greve dos caminhoneiros, diz MeirellesA ‘Disneylândia’ de Saddam: como ditadores exploram ruínas históricas “É um êxito sensacional, e não se deve tanto ao quão grande é (o Estado têm quase 40 milhões de habitantes, mas sua economia supera, por exemplo, a do Reino Unido, que tem 60 milhões), mas à alta produtividade dos seus trabalhadores”, diz Lee Ohanian, professor de Economia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
Direito de imagemGetty ImagesImage caption O setor agrícola é um dos mais poderosos na Califórnia Diversificação e atratividade
No total, o Produto Interno Bruto (PIB) da Califórnia superou US$ 2,7 trilhões (R$ 10,05 trilhões) em 2017.

Fonte: BBC