Coberta da cabeça aos pés de cinzas vulcânicas, uma mulher caminha sozinha por uma estrada da Guatemala. Ela é uma das vítimas que sobreviveram à erupção do Vulcão de Fogo, a 40 quilômetros da capital do país.
A mulher conta que, ao ver a lava se aproximando, ela e outras pessoas da família correram morro acima. Mas nem todos sobreviveram. “Acho que estão soterrados’, diz a mulher.
Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas. Pelo menos 25 pessoas morreram e 300 ficaram feridas em uma das mais violentas erupções em décadas na Guatemala.
O Vulcão de Fogo, de 3.763 metros de altura, fica a 40 km a oeste da Cidade da Guatemala, a capital guatemalteca, e expeliu rochas, fumaça negra e cinzas no céu.
Um fluxo de lava atingiu a aldeia de El Rodeo, matando pessoas dentro de suas casas. O principal aeroporto da capital foi fechado e o presidente, Jimmy Morales, declarou três dias de luto nacional.
Em um comunicado oficial, Morales disse que o país vive uma “dor profunda” pelos “danos irreparáveis” às vidas humanas, provocados pelo vulcão.

Fonte: BBC