Tite treinou posicionamento defensivo do Brasil em Liverpool Foto: Alexandre Cassiano / Agência O GloboTite ganhou a áurea de treinador ofensivo na sua segunda passagem pelo Corinthians e quando assumiu a seleção brasileira. Mas a carreira do técnico, no geral, é mais marcada pela montagem de times pragmáticos, que se defendem bem e buscam o jogo no contra-ataque. Os poucos minutos abertos ao público e, principalmente, as declarações de seu auxiliar Cleber Xavier sinalizam que, na Copa do Mundo, haverá momentos em que a equipe do Brasil abrirá mão de propor o jogo. Sem vergonha nenhuma disso.
No Anfield Road, durante os poucos minutos do trabalho tático que a imprensa teve acesso, o técnico trabalhou o posicionamento da equipe com as linhas baixas, em uma situação em que a equipe se fecha no campo de defesa. Foi o momento em que o esquema 4-1-4-1 do técnico ficou mais claro. Foram duas linhas de quatro, com Casemiro no meio, para cuidar justamente do adversário que flutuar entre os espaços. Philippe Coutinho e Willian ficaram abertos pelas pontas e Gabriel Jesus era o único mais à frente.
Na coletiva de imprensa, o auxiliar técnico Cleber Xavier tomou a palavra em momentos pontuais. Um deles foi quando ressaltou que mesmo contra adversários mais fracos, contra quem teria a obrigação de atacar, o Brasil recuou propositalmente para tentar o contra-ataque.

Fonte: Extra Online