15/01/201808h25O Exército sírio está determinado a acabar com qualquer forma de presença dos EUA no país, disse nesta segunda-feira (15) a TV estatal, citando um funcionário do Ministério das Relações Exteriores do regime de Bashar al-Assad.
A coalizão liderada pelos americanos trabalha com milícias sírias anti-Assad para montar uma nova força de 30 mil homens e anunciou nesta segunda o recrutamento de 230 cadetes.
O contingente deve se estabelecer em áreas recentemente , especialmente no norte do país, na fronteira com a Turquia, e no leste, na fronteira iraquiana.
O movimento foi classificado pelo ministério sírio como um “flagrante assalto” à soberania da Síria. A medida também desagradou a Turquia, contrária ao apoio dos EUA a milícias curdas do norte da Síria combatidas pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Também nesta segunda-feira, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que os EUA “estão ajudando” aqueles que desejam uma “mudança de regime” na Síria.
Em novembro, militares russos disseram que Washington como se estivesse no Iraque e atrapalhava a ofensiva apoiada por Moscou na Síria.
O presidente russo, Vladimir Putin, é o principal aliado de Assad.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: