20/01/201805h06 – Atualizado às 08h09Na data em que completa um ano na presidência dos Estados Unidos, Donald Trump sofreu uma no Senado e será obrigado a congelar operações essenciais do governo.
Em tentativa frustrada de negociação, o presidente republicano não conseguiu apoio e os votos necessários para aprovar uma extensão provisória do orçamento. Os senadores tinham que votar a proposta até meia noite de sexta (3h de sábado no horário de Brasília).
Eram necessários 60 votos para que a medida entrasse em vigor e evitasse a paralisação parcial da máquina pública. O placar, no entanto, terminou com 50 votos favoráveis e 49 contrários.
A rejeição da proposta levará ao fechamento de agências e de parques nacionais. Também devem ser paralisados serviços e pagamentos de servidores federais podem atrasar.
A medida não afeta, inicialmente, atividades consideradas como essenciais, que incluem os serviços militares, serviços de saúde e controle do tráfego aéreo.
A discussão entre os senadores aconteceu um dia após a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovar a proposta para tentar impedir a paralisação do governo federal, conhecida pelo termo em inglês “shutdown”.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: