20/01/201809h11Para o presidente Donald Trump, este fim de semana deveria ser uma celebração.
No primeiro aniversário de sua neste sábado (20), com as bolsas de valores rugindo e sua aprovação finalmente subindo, ele planejava descansar em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, festejado por amigos e admiradores.
Em vez disso, Trump ficou em Washington depois de não conseguir reverter uma do governo.
A derrota na tentativa de provar uma extensão provisória do orçamento arruinou a imagem que ele criou para si de um homem de negócios que repararia uma cultura fracassada em Washington.
Mesmo que a Casa Branca tenha começado a culpar os democratas pelo congelamento, foi o presidente republicano que ficou sob o tiroteio.
“É quase como se você estivesse apoiando uma paralisação”, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse sobre Trump no sábado.
Trump, que em julho de 2016 disse: “Ninguém conhece o sistema melhor do que eu, e é por isso que eu posso consertá-lo sozinho”, já garantiu que paralisações anteriores eram culpa de quem estava na Casa Branca.
Em 2014, numa entrevista ao “Fox & Friends” depois de uma paralisação semelhante, ele disse que o ex-presidente Barack Obama era o principal responsável pela situação.

Fonte: Folha de S.Paulo