O que é o estresse tóxico – e como ele pode afetar a saúde e o desenvolvimento das crianças

Direito de imagemGetty ImagesImage caption Existem três tipos de resposta ao estresse: positiva, tolerável e tóxica – esta última, prejudicial Aprender a lidar com as dificuldades da vida faz parte do nosso desenvolvimento, mas é preciso tomar alguns cuidados com as soluções adotadas, especialmente no caso das crianças.

O estresse é uma resposta fisiológica a uma situação adversa. Quando produzido, desencadeia mudanças químicas no nosso corpo, que afetam os sistemas imunológico, endócrino e neurológico.
O Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, cita três tipos diferentes de resposta ao estresse: positiva, tolerável e tóxica, dependendo do efeito que essa reação tem sobre o corpo.

‘Carrego seu filho por R$ 100 mil’: o mercado online da barriga de aluguelGêmeo doa metade da pele para salvar irmão que teve queimaduras em 95% do corpoMas enquanto as duas primeiras fazem parte do desenvolvimento normal de uma criança, a terceira é prejudicial.
Quando o estresse é tóxico?
A resposta tóxica ao estresse pode ocorrer quando uma criança vivencia uma dificuldade forte, frequente e prolongada, sem apoio adequado de um adulto.

Fonte: BBC

FN