Milhares de manifestantes apoiam líderes catalães em Bruxelas

Mais de 45 mil pessoas estão concentradas hoje (7), em Bruxelas, na Bélgica, para demonstrar apoio ao ex-presidente catalão, Carles Puigdemont e quatro de seus ex-conselheiros, que estão no país há pouco mais de um mês. O evento foi organizado pelas organizações separatistas ANC e Òmnium Cultural, que têm seus líderes, Jordi Sánchez e Jordi Cuixarte, presos na Espanha.
Desde a noite de ontem já havia centenas de pessoas com bandeiras, cachecóis e cartazes com as cores da bandeira catalã circulando pelas ruas de Bruxelas. A concentração, na manhã de hoje, começou no Parque do Cinquentenário, no centro da capital belga, e terminará na Place Jean Rey, a poucos metros do Parlamento Europeu.
Os manifestantes – catalães e simpatizantes da causa separatista – defendem a declaração de independência da região e a instauração de uma república na Catalunha. Além disso, pedem liberdade para Puigdemont e os conselheiros, que consideram como presos políticos.

Saiba MaisQuatro políticos separatistas da Catalunha continuarão presosPuigdemont será preso se regressar à Espanha
A manifestação teve início por volta das 11h30 (horário local) e contou com a participação de Puigdemont e outros líderes catalães. Segundo a polícia belga, cerca de 45 mil pessoas participam do ato.

Fonte: Agência Brasil

Comentários Facebook

FN