16/01/201819h29O sindicato dos metroviários se reúne às 18h30 desta quarta-feira (17) para decidir se entrarão em greve na próxima quinta-feira (18).
A categoria manifesta contra a concessão à iniciativa privada de duas linhas do Metrô, a feita pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB). O resultado da licitação será conhecido na próxima sexta-feira (19), e uma empresa ou consórcio será responsável pela operação das duas linhas.
Nesta terça-feira (16), a Justiça do Trabalho já determinou em decisão liminar que 80% dos profissionais devem trabalhar nos horários de pico da operação e 60% fora do horário de pico. A liminar também fixa uma multa de R$100 mil em caso de descumprimento.
A linha 5-lilás, parte do Capão Redondo e vai até a estação Brooklin, ambas na zona sul. A linha ainda está em obras e deverá chegar até a estação Chácara Klabin, com conexão com a linha 1-azul, passando pela estação Santa Cruz, da linha 2-verde. Já a linha 15-ouro do monotrilho, que ainda está em obras, sairá do aeroporto de Congonhas e seguirá até a estação Morumbi da CPTM. A meta atual de entrega da obra é 2019.

Fonte: Folha de S.Paulo