18/01/201819h54O Ministério dos Transportes cumpriu decisão cautelar do TCU (Tribunal de Contas da União) e suspendeu nesta quinta-feira (18) a reabertura do aeroporto da Pampulha, na capital mineira, para voos entre Estados.
O TCU emitiu na quarta-feira (17) despacho reforçando a suspensão, depois de ter barrado a reabertura, determinada pelo próprio governo, em dezembro do ano passado.
O comunicado do TCU foi direcionado, em caráter de urgência, à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero, que administra o terminal, e ao Ministério dos Transportes. O tribunal afirmou que, se houvesse descumprimento de decisão ou de diligência sem causa justificada, poderia multar os responsáveis.
Seguindo a resolução do Ministério, a Anac determinou também nesta quinta que a Gol, única empresa com voos aprovados para operar na Pampulha nessas condições, suspenda a venda de novas passagens e readéque seus quadros.
A Gol estava com passagens à venda para Pampulha e inclusive já havia para a próxima segunda-feira (22). O Boeing-737/700 da companhia sairia de Congonhas, em São Paulo, com pouso previsto para 8h30.
A agência reguladora determinou ainda que a Gol deve ressarcir os passageiros que já adquiriram passagens e que serão afetados pelo cancelamento.

Fonte: Folha de S.Paulo