Em entrevista à CNN, neste sábado (8), o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen, afirmou que a expansão da produtividade é um dos principais fatores para que o agronegócio brasileiro registre um recorde na safra de grãos.

“Temos uma conjunção de fatores que vem criando um ciclo virtuoso dentro da produção agrícola brasileira, ou seja, nós temos uma expansão de área, nós temos uma expansão de produtividade da maioria dos produtos agrícolas brasileiros. Então essa combinação de aumento de área, embora pequeno, um aumento e produtividade e uma recuperação de uma produtividade faz com que a gente tenha uma expectativa de uma safra de mais de 300 milhões de toneladas. O que seria excelente para o país”, disse.

Projeções apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Zen comentou ainda sobre o fenômeno La Niña que, segundo ele, não deve causar impactos significativos no plantio deste ano.

“Observamos que este ano os efeitos do La Niña são menores, ou seja, são mais pontuais ou quase inexistentes. O que leva a uma menor probabilidade de perdas, mas o processo é um processo que nós acompanhamos semanalmente”.

Veja a entrevista completa acima.

Fonte: CNN Brasil