Falta menos de um mês para o carnaval, e quem quer curtir os dias de folia vai precisar de certo preparo físico. A boa notícia é que ainda há tempo de correr atrás do prejuízo para aproveitar os blocos que vão arrastar multidões pelas ruas do Rio. A primeira dica de especialistas ouvidos pelo EXTRA é fazer atividades aeróbicas. Para sedentários, é importante começar as atividades de maneira bem leve, respeitando seus limites. Se for correr, por exemplo, dedique 15 minutos ao exercício: corra um minuto e caminhe dois a cada vez.
— Para melhorar a resistência aeróbica, as opções seriam caminhar, correr, pular corda, nadar, pedalar e subir escada. Isso vai aumentar a capacidade do coração em bombear sangue e dos pulmões em realizar as trocas gasosas. Estas atividades vão permitir à pessoa brincar todos os dias de folia — explica Ana Cristina Barreto, coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa.
Passistas e componentes de alas que vão desfilar na Marquês de Sapucaí devem se preocupar também em fortalecer a musculatura dos ombros, costas e abdômen para suportar o peso de fantasias e adereços.
— Quem não tem um bom condicionamento físico não consegue carregar o peso durante o desfile, cansa nos primeiros cinco minutos e pode atrapalhar a escola.

Fonte: Extra Online