15/01/201802h00Escola é lugar de aprender português, matemática, física, química, biologia, esgrima, marcenaria, skate, circo, fotografia, violino, rock, ioga e muito mais.
Se em outros tempos os cursos extracurriculares se resumiam aos esportes mais conhecidos e, no máximo, a aulas de teatro e de música, hoje os colégios particulares parecem participar de uma competição de criatividade e ousadia nesse setor.
A abertura para novas possibilidades teve início há cerca de uma década, mas se acentuou nos últimos anos, fortalecendo a tendência de manter alunos cada vez mais tempo dentro das escolas.
Os cardápios atraentes transformam o ambiente escolar, que muitas vezes se torna uma mescla de clube com centro cultural. Por trás dessa mudança está um casamento de interesses das famílias e das instituições de ensino.
Para os pais, especialmente nas grandes cidades, é prático concentrar os compromissos dos filhos em um mesmo local. Além de fugir do trânsito e da violência, muitas vezes acabam gastando menos do que se cada curso fosse feito em um local diferente.
Já os colégios ampliam a receita, somando os extras ao valor da mensalidade, e se alinham a um pensamento pedagógico mais moderno.

Fonte: Folha de S.Paulo