Dia do síndico: gestores procuram cursos para fazer uma boa administração

Virginia é síndica há 13 anos e disse que a experiência anterior como bancária a ajuda na administração Foto: divulgaçãoAmanhã, dia 23 de abril, é o Dia do Síndico! Para ser um bom administrador, além de cumprir o que determina a convenção do condomínio e a legislação, o síndico deve ter uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, liderança, conhecimento de administração condominial e, é claro, disponibilidade de tempo para se dedicar às suas funções.
Para dar conta de tudo isso, muitos síndicos procuram se qualificar. O curso Administração de Condomínios, ministrado na UniSecovi Rio, por exemplo, faz parte da grade há seis anos e já qualificou mais de 700 pessoas em 18 turmas.
— A qualificação é fundamentalmente por três fatores. O primeiro diz respeito às leis que influenciam a vida condominial como um todo. A cada ano surgem novas leis, e algumas existentes são alteradas. Em segundo lugar, notamos que os condomínios estão cada vez mais complexos, oferecendo cada vez mais serviços para seus condôminos. Temos diversos condomínios-clubes no Rio, que parecem mini cidades. E administrá-los de forma eficiente necessita de conhecimentos em várias áreas. Por último, os condôminos estão cada vez mais exigentes, preocupados com qualidade de vida, ao mesmo tempo em que querem reduzir seus gastos — afirma o coordenador da UniSecovi Rio (universidade corporativa do Secovi), Alexandre Tavares.

Fonte: Extra Online

FN