18/01/201802h00Em meio ao avanço de casos de , quem planeja viajar para um dos países que exigem de vacinação contra a doença pode esperar até três meses para conseguir o documento.
O prazo se refere ao intervalo entre o agendamento e a emissão do chamado “CIVP” em centros de orientação a viajantes mantidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em Estados maiores –caso de São Paulo. Em Estados menores, a espera varia entre 1 e 5 dias, diz a agência. Febre AmarelaNo centro que fica no aeroporto de Congonhas, por exemplo, agendamentos só estão disponíveis a partir de 4 de abril. Em Guarulhos, a próxima vaga é em 16 de fevereiro, segundo dados do sistema de cadastro e agendamento da agência.
A Anvisa diz que tem reforçado o diálogo com secretarias de saúde para tentar ampliar o número de serviços de vacinação que emitem o documento, hoje exigido por mais de cem países.
A ideia é fazer novas parcerias com municípios e Estados, os quais receberiam os papéis do CIVP e emitiriam o comprovante junto com a vacinação aos viajantes.
Segundo a agência, a ampliação ocorre à medida em que as secretarias encaminham os documentos para credenciar os serviços.

Fonte: Folha de S.Paulo