Direito de imagemEPAImage caption A polícia investiga o que aconteceu dentro do carro que atropelou pelo menos 17 pessoas em Copacabana Ao deixar o carro que dirigia, logo após atropelar pelo menos 17 pessoas no calçadão de Copacabana – incidente que causou a morte de um bebê de oito meses -, o motorista Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, alegou ter sofrido um ataque epiléptico. A crise teria causado a perda de controle do veículo na noite da última quinta-feira.

A polícia ainda investiga o que efetivamente aconteceu dentro do carro, mas as alegações de Anaquim geraram dúvidas nas redes sociais sobre se pessoas que sofrem de epilepsia podem dirigir veículos. A resposta é sim, mas desde que cumpridas algumas condições estabelecidas pelo Conselho Nacional do Trânsito (Conatran). Se Anaquim, de fato, sofrer da doença, o caso indica que o sistema de controle para concessão da carteira é falho.
De acordo com o Conatran, portadores de epilepsia podem obter autorização para dirigir, desde que não tenham tido crises convulsivas ao longo do último ano e apresentem laudo de um neurologista que tenha acompanhado seu caso no período – além de uma série de outras especificações.

Fonte: BBC