Folhapress

EXPOSIÇÕES E OBRAS
No ano de sua separação, Tarsila fez sua primeira exposição individual no Brasil.
Em 1933, a artista pintou o quadro “Operários”, considerado pioneiro da temática social no país. Com o mesmo tema, a pintora fez também as telas “Segunda Classe”, “Costureiras” e “Orfanato”.
Tarsila participou da 1ª Bienal de São Paulo, em 1951. Já na 7ª edição, em 1963, ganhou sala especial intitulada “Retrospectiva de Tarsila”.
Em 1969, a professora e crítica de arte organizou duas importantes exposições sobre a pintora (além de tê-la biografado em vida). Uma no Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) e outra no Museu de Arte Moderna do Rio.
Considerada a obra mais icônica de Tarsila, o “Abaporu” faz parte do acervo permanente do Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) desde sua fundação, em 2001. A tela foi adquirida pelo empresário Eduardo Constantino, dono do museu.
A última vez que o quadro veio ao país foi em agosto de 2016, para a exposição “A Cor do Brasil”, no MAR (Museu de Arte do Rio), durante a .
MoMA
De outubro de 2017 até o último dia 7 de janeiro, o Art Institute of Chicago recebeu a exposição “Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil” (em tradução livre).

Fonte: Folha de S.Paulo