Social-democratas aprovam início de negociações com Merkel

07/12/201716h23Membros do Partido Social-Democrata (SPD) deram luz verde em convenção em Berlim nesta quinta-feira (7) para que a legenda dê início a negociações para a formação de uma coalizão de governo com a União Democrata-Cristão (CDU) da chanceler alemã, Angela Merkel.
A votação significa que líderes partidários podem decidir renovar a chamada . Ambos vinham governando juntos pelos últimos quatro anos.
Após as do ano passado, o líder do SPD, Martin Schulz, havia prometido reorganizar o partido na oposição, , segundo a avaliação dos próprios social-democratas, pela coalizão com Merkel.
As eleições levaram ao cenário partidário mais fragmentado da Alemanha do pós-guerra, com seis partidos com representação parlamentar, e levou ao Parlamento pela primeira vez desde então um (AfD).
Porém, as tentativas de Merkel de formar um governo com os Verdes e o FDP (liberais), , tornando mais evidente o risco de que a chanceler tivesse de convocar .
“A questão não é ‘grande coalizão’ ou não”, disse Schulz antes da votação nesta quinta. “Nem ter um governo de minoria ou novas eleições. Não – é sobre como exercitamos nossa responsabilidade, incluindo para a próxima geração.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários Facebook

FN