20/01/201802h00O vídeo de Donald Trump com a primeira-ministra britânica, Theresa May, na Casa Branca, dias após a posse do presidente dos EUA, parecia prometer um bom momento para a relação bilateral em meio à polarização política nos dois países. Um ano depois, o cenário é outro.
Após o americano publicados por uma organização ultranacionalista britânica, em novembro, a aproximação pareceu estremecer. Depois de com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, e de , Trump na semana passada a visita que faria à cidade para inaugurar uma sede da embaixada.
Em seu primeiro ano no poder, o presidente dos EUA se tornou um fardo para o governo britânico. A pressão é tanta que especialistas já debatem o possível impacto de Trump na histórica “relação especial” —termo usado por Winston Churchill em 1946 para descrever a amizade entre os dois países.
“Trump está destruindo de vez a relação especial”, escreveu o ex-subsecretário de Defesa dos EUA, Dov Zakheim,na revista “Foreign Policy”. A avaliação ganhou força entre pesquisadores.
“No curto prazo, a relação vai tremer”, comentou em artigo John Lloyd, da Fundação Reuters, na Universidade de Oxford.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: