18/01/201802h00A organização Human Rights Watch está pressionando os governos do Brasil e da Argentina para que os países enviem uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI) solicitando que o regime do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, seja investigado por crimes contra a humanidade.
A organização propôs que a possível investigação do país pelo TPI entre na pauta da próxima reunião do Grupo de Lima, em Santiago, no dia 22 de janeiro.
O grupo reúne 12 países latino-americanos que do país, criada por Maduro e composta por seus aliados, para esvaziar em definitivo o poder da Assembleia Nacional, dominada pela oposição.
“Um pedido de investigação pelo TPI enviaria uma mensagem clara ao governo venezuelano”, diz Tamara Taraciuk, pesquisadora sênior da HRW para as Américas. A organização também vinha pressionando o governo brasileiro a responsáveis por torturas e abusos.
Mas o Brasil se opõe a tais medidas, pois acredita que as penalidades prejudicariam a população venezuelana.

GENOCÍDIO
O TPI tem jurisdição sobre crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade. Qualquer pessoa está habilitada a protocolar uma denúncia, que é um pedido para que o tribunal instaure uma investigação.

Fonte: Folha de S.Paulo