18/01/201806h30Execuções extrajudiciais cometidas por policiais no Brasil colocam em risco a vida de outros policiais ao deixá-los sujeitos à retaliação e acabam por aumentar a violência durante confrontos com suspeitos, afirma o capítulo brasileiro do relatório de direitos humanos da Human Rights Watch que será divulgado nesta quinta (18).
Em 2016, , a grande maioria fora de serviço. No mesmo ano, agentes , 26% a mais do que em 2015 —tanto pelo uso legítimo da força como em execuções extrajudiciais.
Após dois anos de queda, o Estado de São Paulo registrou 494 mortes de civis por policiais em serviço entre janeiro e setembro de 2017 —um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2016. No Rio, o aumento foi de 27%, com 1.035 mortes de civis por policiais em serviço entre janeiro e novembro.
“A polícia no Brasil precisa desesperadamente da cooperação da comunidade para combater os elevados índices de criminalidade que afligem o país”, disse Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no país. “Mas enquanto alguns agentes agredirem e executarem pessoas impunemente, as comunidades não confiarão na polícia.

Fonte: Folha de S.Paulo