20/01/201811h40Conhecido como o “papa” da gastronomia francesa, personificada por ele durante décadas no mundo inteiro, o estrelado chef Paul Bocuse morreu aos 91 anos —informou, neste sábado (20), o ministro francês do Interior e ex-prefeito de Lyon, Gérard Collomb, no Twitter.

Bocuse morreu em seu conhecido restaurante de Collonges-au-Mont-d’Or, vilarejo perto de Lyon, na região centro-leste do país, relatou um chef lionês próximo à família, que ainda não se pronunciou.
Há vários anos, Paul Bocuse sofria do Mal de Parkinson.
Paul Bocuse, que ostentou estrelas no guia “Michelin” por mais de cinco décadas, é um dos criadores da “nouvelle cuisine”, movimento que revolucionou a gastronomia francesa pregando leveza aos pratos.
São inúmeras as suas receitas célebres —a mais famosa delas é a sopa de trufas negras. Mas a contribuição de Bocuse para a cozinha francesa vai além, com a defesa da simplicidade e da seleção de produtos de qualidade.
“Tenho três estrelas, tive três ‘by-pass’ e sempre tive três mulheres”, resumiu ao jornal “Libération”. Bocuse, que em 1946 se casou com Raymonde Duvert, 20 anos depois conheceu Raymone Carlut e aos 70 anos se uniu a Patricia Zizza, que administrava sua carreira.

Fonte: Folha de S.Paulo