Empresas recorrem a inteligência artificial para melhorar negócios

18/10/201702h00O uso de inteligência artificial já é realidade no Brasil. Empresas como Fleury, Bradesco e BRF já usam a tecnologia para melhorar a produtividade de seus negócios. Agora, companhias de soluções tecnológicas miram em outro objetivo: ganhar escala ofertando o serviço para pequenos e médios negócios.
A Totvs e a Salesforce lançaram, no primeiro semestre deste ano, programas de inteligência que oferecem análises de dados para todos os clientes que já usavam algum tipo de plataforma da empresa, chamados Einstein e Carol. O Watson, tecnologia da IBM que se assemelha à Siri, da Apple, já era oferecido em sua versão básica desde 2015.
Com os serviços, o dono de um pequeno restaurante pode, por exemplo, usar a ferramenta para descobrir se algum dos seus pratos precisa ser descontinuado ou se deveria aumentar o preço das bebidas. Com o mesmo software, uma universidade é capaz de identificar quais alunos têm maior probabilidade de evasão.

“A Inteligência Artificial te fala como está sua performance em relação aos seus concorrentes e o que você deve fazer para melhorar: produtos que deve vender, promoções” explica Vicente Goetten, diretor do laboratório de inovação da Totvs no Vale do Silício.

Fonte: Folha de S.Paulo

FN

Deixe uma Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *