“Formalizaremos em Bruxelas, na semana que começa –e isso é muito importante—, o ingresso da Colômbia na Otan na categoria de sócio global. Seremos o único país da América Latina com este privilégio”, afirmou o presidente em um pronunciamento transmitido pela televisão direto da sede presidencial, a Casa de Nariño.
Em 2016, o governo de Santos havia acordado uma maior cooperação militar com a organização, após o que desarmou e transformou em partido a então guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O convênio gerou forte rejeição do governo da Venezuela, que o considerou “uma tentativa de introduzir fatores externos com capacidade nuclear” na região.
As relações entre os dois países passam por seu pior momento. Bogotá lidera a pressão internacional contra o governo de Nicolás Maduro, em meio à severa crise econômica que envolve o país com as maiores reservas de petróleo do mundo.
Prêmio em 2016 por seus esforços para terminar o conflito armado de meio século no país, Santos disse que adotar essa categoria “melhora a imagem da Colômbia”
O anúncio aconteceu horas após o também na (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: