A próxima operação militar da Turquia contra as milícias curdas no Norte da Síria não só abrangerá o enclave de Afrin, no extremo noroeste do país, mas também a zona ao leste do Eufrates, advertiu nesta quarta-feira (17) o ministro de Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu. A informação é da Agência EFE.
O chefe da diplomacia turca fez estas declarações à agência de notícias turca Anadolu após encontrar-se com seu homólogo dos Estados Unidos, Rex Tillerson, em Vancouver, onde ambos participavam de uma cúpula sobre a Coreia do Norte.
Çavusoglu avisou a Tillerson que a Turquia está disposta a atacar as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG), apesar de serem aliadas de Washington na Síria, uma vez que as considera um braço do Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia.
“As medidas que tomamos contra YPG/PKK não podem se limitar a Afrin, razão pela qual também abrangerão Manbech e o leste do Eufrates”, anunciou o ministro.
A Turquia exige a retirada das YPG da área de Manbech, ao oeste do Eufrates, desde que as milícias curdas tomaram o controle desta região do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em 2016, mas é a primeira vez que ameaça intervir na zona ao leste do Eufrates, um território que está desde 2014 sob controle curdo.

Fonte: Agência Brasil

Marcações: