Bloco carnavalesco Cordão do Boitatá, que desfila no centro do Rio de JaneiroTânia Rêgo/Agência BrasilA Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) estima que a ocupação média na hotelaria carioca para o carnaval deverá chegar a 85%, superando os 78% registrados no mesmo período do ano passado. Na região da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, 70% dos quartos já estão reservados, enquanto na zona sul o índice atinge 78%. A avaliação é do presidente da entidade, Alfredo Lopes, que também representa o Sindicato e da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio).
A expectativa também é positiva em relação a albergues e hostels. De acordo com o presidente da Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro (Accarj), Guilherme Carames, a média de ocupação durante o réveillon, próxima de 98%, trouxe bastante otimismo em relação ao carnaval para os hostels da capital fluminense. Em dezembro, a ocupação média foi 62%. A expectativa é que as reservas no carnaval sejam em torno de 90%, disse Carames.
O presidente da Accarj informou que a procura é bem pulverizada pelas regiões do Rio de Janeiro. Durante o carnaval, a zona norte e o centro devem concentrar grande número de hóspedes, em função da proximidade do Sambódromo, para assistir as escolas de samba, e dos desfiles dos blocos.

Fonte: Agência Brasil