Valores foram comparados aos praticados nos últimos 10 diasA partir de denúncias feitas por consumidores, o Procon-RJ fiscalizou 13 supermercados e hortifrútis, no Rio e em Niterói, nesta sexta-feira, para verificar se havia aumento de preços e, caso houvesse, se era razoável, tendo em vista a crise de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros.
Durante a ação, os fiscais contaram com o apoio da Delegacia do Consumidor (Decon). Dos 13 locais vistoriados, nove foram notificados e dois desses autuados. Um posto de combustível no Rio também foi vistoriado e notificado pelo preço aplicado nos produtos.
De acordo com o Procon-RJ, nove supermercados e hortifrutis foram notificados a apresentar justificativas para os preços praticados em alguns de seus produtos. Em todos esses locais, os fiscais lavraram autos de constatação com os preços praticados no momento da fiscalização e requereram justificativas para o aumento dos respectivos valores comparados aos últimos 10 dias.
Em outros estados
O Procon-SP, por sua vez, informou ter recebido mais de 500 denúncias de preços abusivos de combustíveis. A autarquia acrescentou que as denúncias referentes a outros produtos e alimentos foram em supermercados de pequeno porte.
O Procon do Paraná recebeu, até o momento, cerca de 284 denúncias, entre fiscalização e recebimento de mensagens dos consumidores através do link disponibilizado no site da autarquia.

Fonte: Extra Online