Botijão de 13 quilos: ajuste passará a ser feito a cada três meses Foto: Domingos Peixoto / 16.09.2014O custo do botijão de gás de cozinha vai cair 5% nesta sexta-feira, nas refinarias. Além disso, após a alta de 16% acumulada durante 2017, a Petrobras anunciou que os reajustes no Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha vendido em botijões de 13 quilos, passarão a ser trimestrais. Com essa redução, o preço médio de GLP residencial sem tributos vendido nas refinarias será equivalente a R$ 23,16. O preço final ao consumidor dependerá de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.
A cada três meses, o novo preço será fixado a partir da média das cotações internacionais e do câmbio, considerando de um período maior. Haverá, porém, uma regra de transição: inicialmente, será considerado esse período menor para, até o fim de 2018, ser levado em conta o prazo de 12 meses.
Segundo a Petrobras, o objetivo da nova mudança na política de preços foi suavizar os repasses da volatilidade dos preços no mercado internacional para o preço doméstico, “ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial”.

Fonte: Extra Online